Histórico

          A realização do Iº encontro “Questão Indígena e Educação: Perspectivas na aplicação da Lei 11.645” em junho de 2013, contou com a participação de José Ribamar Bessa Freire, Gersem Baniwa, Rosângela Tugny, Robson Rodrigues, Alexandre Herbeta, e, alcançou grande participação dos professores da Rede Municipal, bem como, alunos dos cursos de licenciatura da UFU. Houve uma grande demanda de inscrições, principalmente nas oficinas, o que obrigou a organização do encontro a criar listas de espera.

          Foi realizado um fórum dias 02 e 03 de outubro com os participantes do encontro com o objetivo de avaliar o evento com a perspectiva de propor novas atividades. Na avaliação dos participantes, ele foi muito importante para a atualização das informações sobre a Questão Indígena e os desafios e avanços da inserção da temática indígena nos meios didáticos. Uma das maiores críticas apresentadas pelos participantes foi a escassez de ações como esta, o que possibilitaria um melhor desempenho na atuação dos professores. A introdução da temática indígena nos conteúdos curriculares ainda carece de condições mínimas para sua implantação. A ausência de material didático e o acesso às informações sobre este tema, ainda são problemas a serem vencidos.

          Neste sentido, com a finalidade de contribuir na melhoria destas condições e ainda, por se tratar do papel e missão inerentes ao Museu do Índio, pretende-se a realização deste encontro, anualmente, em parceria com o Núcleo de Educação das Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de Educação. Nesta perspectiva, a introdução deste conteúdo permitirá entender a realidade cultural brasileira hoje e, o sentido de sua formação, considerando as matrizes indígenas como elementos fundamentais deste processo. O Encontro objetiva debater sobre os aspectos históricos e culturais que envolvem as populações indígenas e seus direitos, buscando fazer uma ampla revisão na maneira pela qual se costuma tratar esta temática na escola.

         A proposta prevê a realização de uma mesa redonda, e, 02 minicursos e é voltado para os educadores da Rede Pública de Ensino, alunos, e interessados de modo geral.

        Este evento é o elemento motivador da construção permanente de uma agenda de trabalho desenvolvida entre o Museu do Índio da UFU e a Secretaria Municipal de Educação, no intuito de consolidar o fórum de debates permanentes sobre a temática indígena.